terça-feira, 13 de setembro de 2011

Para que serve a raiz quadrada?

      Esta pergunta me foi feita por um aluno de 6º série. E acredito que, juntamente com esta, muitas outras interrogações povoam a cabeça deste e da maioria dos estudantes. Isso me fez refletir sobre os conteúdos ensinados na escola. Metade do que nos é transmitido durante anos e anos das nossas vidas são descartados; ou seja, decoramos o exigido apenas para “passar” de ano ou para realizar uma prova, algumas horas depois já esquecemos tudo e isso não nos fará falta alguma.
     Alguém, que não seja especialista em alguma ciência exata, se lembra de ter usado, pelo menos uma vez, os valores de “Pi” ou uma “equação completa do 2º grau”, ou ainda, a “soma dos quadrados do cateto” com alguma coisa da tal “hipotenusa” que reprova um “montão” de gente?
    E na Língua Portuguesa, alguém já saiu por aí classificando as “orações coordenadas sindéticas”, os “verbos transitivos” e o “pretérito mais-que-perfeito” ?
     Para não dizer que estou de marcação apenas com essas duas disciplinas, posso ficar aqui o dia inteiro dando outros exemplos: você já perguntou para sua namorada se ela é “Aa ou Xx”? Quando pega numa enxada, já parou para pensar se é “braço de força ou braço de resistência”? E a capital do Kazaquistão, você sabe qual é, ou melhor, onde fica isso? Você se lembra o ano em que aconteceu a 1º viagem de Vasco da Gama (não é o time do Rio de Janeiro)?
     Parece brincadeira, mas não é! Se nos preocupássemos em aprender e ensinar conteúdos significativos, que realmente tivessem utilidade prática e deixássemos esses tipos de conteúdos para quem quer se especializar em cada área (isso seria em cursos profissionalizantes e nos cursos superiores), poderíamos estar adquirindo outros  conhecimentos não menos relevantes.
     Poderíamos, por exemplo, estar aprendendo a escrever bem, a realizar as quatro operações necessárias para qualquer atividade da vida, a pesquisar e produzir ciência (invenções), a entender o mundo globalizado através de intercâmbio, a exercer a cidadania conhecendo e fazendo cumprir as leis, a reivindicar com consciência crítica e a argumentar com fundamentações.
    Bem, quanto ao meu aluno, eu que não sou professora de matemática e nem nunca ninguém me disse o significado do termo em questão – e isso não influenciou em nada a minha vida, olhei para a cara dele e para o restante da turma e perguntei:
Alguém sabe para que serve a raiz quadrada?

24 comentários:

  1. Bem eu concordo em partes , pois algumas diciplinas são importantes para o conhecimento que nunca é demais , claro que quando aprofundadas aí sim seria para quem deseja seguir em frente com uma profissão que a use . Mas na maioria dos casos são inúteis principalmente química e Física . seguindo seu blog , passa no meu e se curtir me segue ou comenta em algum post . um abraço .
    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. é preciso sim repensar esses assuntos ministrados

    ResponderExcluir
  3. nunca fui bom em matematica....rsrsrs....mas serio...texto interessante...bem reflexivo...e eu procurei no google pra que serve a raiz quadrada rsrsrs...

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto e estou te seguindo!

    Acredito que o modelo em que se educa hoje ira mudar e será mais interativo.
    É preciso repensar no conteúdo a ser passado, desde de criança eu me perguntei sobre o porque de aprender raiz quadrada e sobre cerca de 99% dos temas de todas as matérias.
    Ensinar pra usar na vida, no dia a dia, acho que seria a visão em que devemos partir.

    boA sorte pra nos educadores e sociedade

    _____
    http://paminblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. olá gostei muito do seu blog! sou professora de Português e concordo que algumas coisas são desnecessárias, porém para quem quer prestar vestibular e concursos, mesmo as orações coordenadas e as equações serão necessárias!

    adorei o blog!
    seguindo

    bjo

    http://floresmaquiadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora de português que inicia um testículo até interessante com letra minúscula! Preciosismos a parte!

      Excluir
  6. Achei interessante seu texto. Mas, por mais que possamos achar alguns assuntos de algumas disciplinas descartáveis, considero que eles foram e são fundamentais para nosso estágio de evolução. Obviamente, em nosso cotidiano, não saimos por aí fazendo cálculos matemáticos sobre as coisas, ou fazendo classificação sobre as frases da nossa língua, mas para entender a estrutura de nosso idioma acho necessário sim aprender porquê uma frase é cordenada sindética ou porquê um verbo está no pretérito mais que perfeito, enfim, parece bobagem, mas acredito que seja fundamental para nosso crescimento intelectual, mesmo que nós não levemos adiante. Acho que tudo tem seu fundamento, e todo conhecimento, por mais inútil que possa parecer, tem sua importância.

    bjo,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto. o que me fez refletir sobre o papel das escolas. Acho que deveria ter ensinamentos mais práticos que vamos utilizar no dia-dia, além de acompanhamento pscicologico.

    ResponderExcluir
  8. As diciplinas deveriam ser coerentes com o curso que a pessoa fosse seguir .
    Desperdício de tempo e de se aprofundar mais no que realmente interessa .
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Sim, mas para que serve a raiz quadrada? Eu pensei que vc ia responder. O ensino aqui onde vivemos está errado em alguma parte, ou em algumas partes. Ou professores, ou alunos, ou secretaria, ou pais, ou estado. Alguém ta errado.

    ResponderExcluir
  10. Sim, mas para que serve a raiz quadrada? Eu pensei que vc ia responder. O ensino aqui onde vivemos está errado em alguma parte, ou em algumas partes. Ou professores, ou alunos, ou secretaria, ou pais, ou estado. Alguém ta errado.

    ResponderExcluir
  11. Sim, mas para que serve a raiz quadrada? Eu pensei que vc ia responder. O ensino aqui onde vivemos está errado em alguma parte, ou em algumas partes. Ou professores, ou alunos, ou secretaria, ou pais, ou estado. Alguém ta errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A raiz quadrada serve (falando em apenas um dos aspectos) vc pode medir distancias inacessiveis medindo um pequelo lado conhecido e projetanto um angulo no final do comprimento inacessivel ai usa o teorema de Pitágoras inclusive Raiz quadrada aalem de seno e coseno!!

      Excluir
    2. Quem segue a carreira de engenharia, física, matemática, ... depara-se com várias aplicações da raiz quadrada. Dando um exemplo que todos conhecem: o GPS. Para dar sua localização, o receptor de GPS (embutido no celular, por exemplo) realiza um cálculo de distâncias que usa raiz quadrada.

      Excluir
  12. O atual sistema "PRUSSIANO" originado do padrão militar de educação da Prússia, no século 18, tem como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear.
    As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas.
    Ou seja, o sistema educacional vigente acaba refletindo verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos "adestrados" para servir ao sistema; nesses termos, qualquer metodologia educacional que busque algo diferente será "proibida".
    Infelizmente, esse foi o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas. Sua principal falha está em um projeto que não leva em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e relações humanas no desenvolvimento individual e coletivo.
    E aqui estamos agora, com este problema enorme nas mãos...
    Assim, fracassados somos todos os que compactuamos direta ou indiretamente com esta verdadeira máquina de subjugar crianças e adolescentes inocentes.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    __Li este texto e achei que seria interessante traze-lo para este blog com a finalidade de manter acesa a chama da busca para compreender todas a "inutilidades" que nos são metidas goela abaixo por anos a fio.
    (http://forum.antinovaordemmundial.com/)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. O texto é muito bom, porém eu que não sou um frequentador desse blog, achei o titulo no google justamente porque estava procurando saber pra que serve a raiz quadrada, ai vejo o titulo e entro, e procuro a resposta e só encontro esse texto, bem escrito e pensado porém chato demais para quem simplesmente procura uma resposta. Sugiro trocarem o título.

    ResponderExcluir
  14. do latim: radix quadratum 9 aequalis 3. Traduzindo: o lado do quadrado 9 é igual a 3, assim como o lado do quadrado 25 é igual a 5. Portanto, radix não é "raiz" e sim "lado" no bom português.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Estudando outro idioma (Alemão, no meu caso), estou vendo a importância de ter aprendido todas aquelas "inutilidades" nas aulas de Português na sexta série.

    ResponderExcluir
  18. Importante para reflexão. Na minha opinião, ainda que sejam assuntos com pouca aplicabilidade no dia-a-dia de algumas pessoas, precisam ser conhecidos. Precisamos saber que a física nos ajuda a entender TUDO ao nosso redor e por quê. Precisamos saber como a matemática funciona. Precisamos saber que a química existe e consegue nos explicar muitas coisas, e assim por diante. A escola serve justamente para nos fornecer a base de conhecimento que precisamos para escolher onde iremos mergulhar mais. Já pensou, completar o ensino médio sem saber raiz quadrada? Um engenheiro de software, cientista de dados usam esse conhecimento constantemente. Se não souber resolver uma Raiz, tem ao menos uma ideia do que seja, o que já é um passo. Não dá pra menosprezar um conhecimento em detrimento de outro. O que se ensina nas escolas sobre física, química, e matemática É A BASE. Nenhum conteúdo é aprofundado. Tudo alí é fundamento importante para qualquer profissão.

    ResponderExcluir