Sendo
a Educação Infantil a fase inicial da vida escolar da criança,
necessário se torna que os profissionais envolvidos neste processo -
especialmente educadores - apresentem aspectos condizentes à realidade
em questão. Certas características devem ser observadas ao se contratar
este profissional e eticamente falando - ao assumir a responsabilidade
de se trabalhar com crianças. Foram elencadas abaixo vinte dicas e
características que um profissional deve ter para realizar um trabalho
prazeroso e significativo com crianças pequenas,
1-
GOSTAR DE CRIANÇAS, é imprescindível que o profissional goste de
crianças , afinal nesta fase elas exigem paciência e amor a todo
momento. Pressupõe-se que quem gosta de crianças, goste também de
trabalhar com elas. O trabalho com pequenos requer disposição, carinho,
responsabilidade e uma energia imensa proviniente somente de quem gosta
do que faz.
2-
AGILIDADE é uma característica de peso considerável, pois a
criança corre, pula, caí, levanta, descarrega energia e se envolve em
situações repentinas de risco, onde a agilidade do profissional pode
evitar acidentes graves com os pequenos.
3-
BOM PREPARO FÍSICO, nesta fase a maioria das brincadeiras são
realizadas no chão, em rodas de conversa ou em círculos programados para
as atividades, para tanto o profissional necessita de boa disposição
física para sentar, levantar, pular, engatinhar, enfim participar de
todas as atividades que propõe à criança. Além do que, os pequenos
adoram presenciar adultos executando as mesmas atividades que eles.
4-
SER ÉTICO, assuntos relacionados à instituição e suas famílias devem
ser preservados. Nesta fase é comum crianças comentarem intimidades das
famílias - estes casos ajudam os profissionais a conhecerem a realidade
de vida da criança - e também alguém da família procurar apoio ,
confiando seus problemas a pessoas que trabalham na
Instituição. Todavia, estes fatos somente poderão ser comentados em
casos extremos- a pessoas especializadas ( Pedagogos,
Psicopedagogos, Psicólogos e Assistentes Sociais) e com a aprovação da
Equipe dirigente da Instituição.
Tratar aos colegas com respeito e cordialidade, evitando brincadeiras
desnecessárias e abusivas, afinal a criança observa o professor e o
imita a todo momento.
5-
SABER OUVIR OS RELATOS INFANTIS, nestes momentos o profissional poderá
detectar possíveis problemas de várias naturezas, pelos quais a criança
poderá estar passando - ou até mesmo sobre sua personalidade.
6-
SER FIRME E AMÁVEL AO MESMO TEMPO, a criança testa o adulto a todo
instante e quando percebe que está vencendo, se torna indiscilplinada e
resistente às regras de convivência. Porém, a amabilidade deve ser
cultivada, assim a criança se sentirá segura, afinal está em um ambiente
onde todos são estranhos a ela. Então, caberá ao educador conciliar
ambos aspectos, ponderando suas atitudes e conscientizando a criança
sobre seus deveres, sempre que necessário.
7-
RECEBER BEM OS PEQUENOS E SEUS FAMILIARES, os pais precisam se sentir
seguros em relação ao local e às pessoas em que estão confiando seus
filhos. Portanto, o profissional deve recebê-los sempre com
cordialidade, esclarecendo suas dúvidas, tranquilizando-os em seus
anseios, se disponibilzando a atendê-los quando necessitarem e
utilizando estratégias que motivem a criança a gostar de ir para a
instituição.
8-
SER CRIATIVO, o planejamento pedagógico deverá nortear o trabalho do
educador, todavia, poderá ser alterado sempre que a atividade proposta
não estiver despertando o interesse da turma, para isso o profissional
deverá ser criativo e tornar a atividade em questão mais prazerosa ou
até mesmo lançar mão de outra atividade. Elaborar um plano de aula
focado em situações cotidianas das crianças ou da Instituição,
encontrando ou criando músicas, histórias, jogos, atividades e
brincadeiras que enfatizem o tema do planejamento é uma ótima estratégia
para um trabalho
diversificado.
9-
QUERER APRENDER, a todo momento surgem fatos inesperados quando o
assunto é criança, e nem sempre o profissinal está preparado para
resolver tudo o que acontecer, portanto, deverá ter humildade para pedir
ajuda e querer aprender com os mais experientes.
10-
UTILIZAR ROUPAS ADEQUADAS, caso a instituição não adote uniforme, o
ideal é camiseta e calça de malha ou jeans - mais largo - para não
prejudicar o desempenho das atividades, e tênis ou sandálias
rasteirinhas. Roupas decotadas, saias, sandálias de salto, roupas
apertadas, transparentes, miniblusas ou tomara que caia devem ser
evitados, pois além de inibir o trabalho do profissional, desperta a
tenção de pais, colabores, profissionais e demais pessoas envolvidas no
processo.
11-
NÃO DEIXAR AS CRIANÇAS SOZINHAS, ter consciência de que as crianças não
podem ficar sozinhas em nenhum momento, caso tenha necessidade de se
ausentar do espaço onde se encontra com a turma, peça a uma criança que
chame outro profissional para assumir seu lugar temporariamente. Um
segundo sozinhas, os pequenos cometem atitudes inesperadas.
12-
JAMAIS DÊ AS COSTAS ÀS CRIANÇAS, ao falar com alguém na porta da sala -
ou em qualquer outro espaço - jamais dê as costas às crianças, em
fração de segundos acontecem muitos problemas sem que o educador esteja
vendo.
13-
TRABALHAR SEU TOM DE VOZ, não falar em tom áspero, irônico e volume
alto - assim a criança só compreenderá suas solicitações quando as
mesmas forem feitas com gritos. O ideal é manter um tom baixo e calmo,
todavia caso haja necessidade de uma alteração, que não haja grito e sua
mudança na tonalidade da voz..
14-
GOSTAR DE MÚSICA, nesta fase a musicalização é muito utilizada. O
profissional deverá gostar, conhecer e querer aprender mais e mais
músicas, de preferência acompanhadas de gestos que ajudam muito no
desenvolvimento infantil.
15-
SABER CONTAR HISTÓRIAS, sim pois contar histórias não é ler o livro - é
contar com emoção, despertando a curisidade e a imaginação da criança.
16-
CONHECER AS ÁREAS DO CONHECIMENTO A SEREM TRABALHADAS: Racíocinio
lógico matemático, Linguagem oral e escrita, Psicomotricidade, Áreas
Perceptivas, Conhecimento Social, Áreas de expressão artística e
cultural, Valores Humanos,Religiosidade, Consciência Ecológica e
Conhecimento físico - elaborando seu plano de aula enfatizando todas as
áreas.
17-
LER E EXECUTAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA E O REGIMENTO DA INSTITUÇÃO,
assim o trabalho do profissional terá embasamento teórico e
sustentabilidade pedagógica.
18-
SABER ELABORAR PROJETOS DE AÇÃO PEDAGÓGICA envolvendo temas atuais, o
trabalho com projetos facilita o trabalho do educador, porém, estes
projetos devem ser executados com criatividade envolvendo temas de
interesse das crianças e ao mesmo tempo objetivando uma conscientização
sobre o tema proposto. Os projetos devem ser constantemente avaliados,
caso contrário, não terão significado ao processo educacional.
19-
DECORAR E REDECORAR O AMBIENTE SEMPRE QUE NECESSÁRIO, os olhos da
criança se cansam com facilidade de determinadas decorações, para evitar
esta situação, o ideal é utilizar cores claras, tons pastéis e desenhos
acompanhados de paisagens, passarinhos, vales, árvores e flores, pois
acalmam os pequenos.
20-
RESERVAR UM ESPAÇO NA SALA PARA EXPOSIÇÃO DAS PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS e
convidar os demais profissionais da Instituição, bem como os familiares
dos pequenos, para visitarem a exposição de trabalhos delas. Pode-se
colocar um nome na exposição e um pseudônimo para o autor da obra. Expor
trabalhos nos corredores de entrada da Instituição - de forma
criativa, sempre identificados e relatando os objetivos- também
apresenta bons resultados.
Algumas amigas minhas fizeram magistério, e agora estão fazendo estágio. Vou recomendar teu blog a elas! Beijos
ResponderExcluirhttp://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com/
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Suas dicas são de extrema importância , mas como tem gente que não tem o requisito que acho básico : ter paciência com crianças . É algo sério lidar com os pequenos e tem gente que não se especializa o suficiente . excelente post . Parabéns .
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Seu blog está ótimo, tudo de muito bom gosto e qualidade.
ResponderExcluirEstou seguindo, e sempre que puder volto para comentar.
Espero você no Um Pouco Sobre Isso!
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Luciana gostaria de seguir seu blog ok por gentileza se possivel me siga http://www.helliasgyn.blogspot.com lá exibo videos educativos ok!
ResponderExcluirPostagem acima é porque entrou em SEGUIR BLOG em comunidade e não vi a o GADGET de SEGUIDORES ok!
ResponderExcluirEste é um trabalho que sem dúvidas, deve ser feito com o coração, com amor verdadeiro. Belíssimas dicas!
ResponderExcluirEu acho que realmente que eu não serviria para trabalhar com crianças. Mas admiro bastante que faz.
ResponderExcluirhttp://oicarolina.wordpress.com/
Que legal são otimas dicas para que gosta desta profissão e pretende seguir carreira
ResponderExcluirotímo texto. Lidar com crianças e um trabalho de muita responsabilidade. Poís a criança e pura e ainda não tem consiencia do que é certo ou errado. Educar um ser humano que esta com a mente totalmente pura e uma responsabilidade muito grande mas imagino que seja muito gratificante.
ResponderExcluirDeve ser uma batalha deliciosa dar aulas para crianças, tive uma professora no primeiro semestre que ela mim falou tantas coisas que eu fiquei pavoroso em entrar numa sala de aula, nao vejo a hora de chegar meu dia numa sala de aula.
ResponderExcluirUm Abraço.
http://www.paulosergioembuscadotempoperdido.blogspot.com/