Esses dias li um relato de Rubem Alves ( já deixei claro aqui que gosto demais dele) que dizia assim:
"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer. Quero educar os educadores. E isso me dá grande prazer porque não existe coisa mais importante que educar. Pela educação o indivíduo se torna mais apto para viver: aprende a pensar e a resolver os problemas práticos da vida. Pela educação ele se torna mais sensível e mais rico interiormente, o que faz dele uma pessoa mais bonita, mais feliz e mais capaz de conviver com os outros. A maioria dos problemas da sociedade se resolveria se os indivíduos tivessem aprendido a pensar. Por não saber pensar tomamos as decisões políticas que não deveríamos tomar..."
Nas conversas com educadores os temas favoritos de Rubem Alves são: A alegria de ensinar, A educação dos sentidos, O prazer de ler, A arte de pensar, O educador como sedutor, O educador como feiticeiro, O educador como artista, O educador como cozinheiro, As leis do pensar criativo, Anatomia do pensamento: informação, razão, inteligência, conhecimento, alegria, Aprendendo a desaprender, Entre a ciência e sabedoria: o dilema da educação, Educação e política, Educação e Vida, Aprendizagem e prazer.
Li recentemente o livro O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender. Sou suspeita pra falar, mas adorei. Retomo assim meu blog ( mais uma vez... e que bom!) indicando a leitura desse livro que é leve e bastante gostosa.
Sabe que eu nunca tinha lido nada do Rubem Alves? Achei inspirador, especialmente pelo fato de que sou quase licenciada e em pleno estágio. :)
ResponderExcluir:*
http://hey-london.net
Concordo com Rubem Alves, não raro encontramos pessoas com formações que teoricamente fariam delas educadoras, mas na prática elas não tem essa aptidão porque simplesmente não tem e não terão.
ResponderExcluirTambém gosto de Rubem Alves. Seus livros são perfeitos.
ResponderExcluirAchei muito bacana teu blog e estou te seguindo.
ResponderExcluirQuanto ao post. Realmente, devo concordar que educadores não podem ser produzidos, eles nascem. É um dom educar. E nem todo mundo tem esse dom, aliás, devo dizer, POUCOS tem esse dom.
Um beijo, Misunderstood.
Concordo que uma pessoa nasce com o "dom" de educar. Vejo cada professor que sinceramente, não sabem dar aula, tem conhecimento mas não sabem passá-lo, então acho que realmente é um dom.
ResponderExcluirhttp://blogdezoitoeagora.blogspot.com.br/