segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas."

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
"  (Rubem Alves)

É com esse sentimento de liberdade impregnado no texto de Rubem Alves, que começo aqui a dividir as minhas "não tão muitas" porém significativas experiências como educadora.
Educadora por opção. Opção de ensinar e principalmente aprender com o outro. Educar é verdadeiramente uma arte. 

Requer  doses de paciência, sabedoria, amor, perseverança e coerência, para conseguir assim criar limites sem podar a criatividade. Dar amor, sem que com isto nos tornemos  permissivos. Dar liberdade para que seja exercido o livre arbítrio de cada um, de modo que haja responsabilidade pelas escolhas e pelos atos praticados. E essa liberdade, como disse Paulo Freire "é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."   

Educar é um ato de amor, de perseverança."Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes, mesmo que não germinem no tempo certo. Mesmo que pareçam frágeis  frente às intempéries. Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas. O espírito de um mestre nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos" (Gabriel Chalita).

 A partir de agora entrem e sintam-se a vontade. Sejam bem vindos ao meu blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário